23 Praias Maravilhosas que Brilham no Escuro

Sol e mar já nos dão uma ótima sensação de prazer e relaxamento. Em alguns lugares, essa combinação pode ir muito além, fazendo com que a praia brilhe no escuro. Isso mesmo!!!  Praia que brilha no escuro. Isso acontece por conta de algumas algas ou microrganismos que emitem luz fazendo com que o mar pareça um lindo céu estrelado.

Alguns destes microrganismos acendem sempre quando se choca com a água ao seu redor. Há muitos lugares ao redor do mundo onde a possibilidade de ver este incrível show de luzes é maior devido à boa preservação ambiental. Mas antes de cair na água certifique-se com guias locais sobre esta possibilidade, pois algumas algas ou microrganismos podem ser tóxicos.

Confira abaixo as 23 praias onde você poderá ver as águas brilharem no escuro.

1- Reethi Beach (Maldivas)

Reethi Beach - Praia que Brilha

Fica na linda e maravilhosa Maldivas, um dos melhores lugares para ver a praia brilhar no escuro. Como o efeito estrelado é formado por plânctons, ele pode se mover, por isso é bom você consultar em sites ou escritório de turismo local a melhor ilha para poder vê-los. Kuredu, Filitheyo e Kandolhu também são locais prováveis de vista. Você poderá vê-la bem de pertinho simplesmente fazendo uma caminhada na praia.

 

2- Holbox (México)

Holbox - Praia que Brilha

Outra opção de praia que brilha no escuro é uma ilha charmosa que fica entre o México e Caribe, a noite exibe um mar em tom turquesa radiante. A época ideal para ver o fenômeno é no verão e é melhor observada quando não tem luar à noite. A luz geralmente é tão brilhante que, às vezes, até é possível ver os peixes na água. Você poderá chegar lá a partir da cidade de Mérida ou Cancún.

 

3- Laguna de Manialtepec (México)

Laguna Manialtepec - Praia que brilha

A lagoa é um lugar rico em biodiversidade, criado por três diferentes ecossistemas aquáticos que se juntam. A água salgada do Oceano Pacífico, a água doce do rio Manialtepec e as águas profundas da própria lagoa criam um ecossistema extraordinário favorecendo o aparecimento de microrganismos que fazem com que a praia brilhe à noite.

Lá, já é mais bem visualizado em épocas chuvosas. A partir de Puerto Escondido você pode pegar rotas que chegam até a lagoa e pode navegar usando um caiaque para observar de perto. A praia brilha cerca de quatro vezes por ano.

 

4- Xpicob (México)

Xpicob - Praia que Brilha

Está localizada na cidade de La Ensenada aproximadamente 15 minutos da cidade de Campeche. Para acessar esse lugar é sugerido pegar um taxi no centro da cidade ou pegar um ônibus em direção a Seybaplaya.

A melhor época para visitar é entre os meses de Julho a Novembro. É comum ver cardumes de peixes saltando da água e raios que, a partir de sua fuga, deixam para trás um rastro de luz.

 

5- Toyama Bay (Japão)

Toyama Bay - Praia que Brilha

Em Toyama Bay o que faz acontecer a praia brilhar é uma espécie de lula. Não é sempre que é possível vê–las, pois elas ficam nas profundezas do mar, apenas quando ela é trazida pelas correntes oceânicas é possível observar o brilho nas areias. A indicação é pegar o barco em Namerikawa entre os meses de Março a Junho.

 

6- Ton Sai (Tailândia)

Ton Sai - Praia que Brilha

Uma praia amada por alpinistas e entusiastas de esporte aquáticos. Para chegar ao local não é tão fácil já que só é possível através de trilha ou esperar a maré baixar. Mas a maravilha pode ser vista em qualquer época do ano em locais específicos próximos a ilha onde a mudança de agua e temperatura favorece a reprodução das algas.

 

7- Sam Mun Tsai Beach (Hong Kong)

Sam Mun Tsai - Praia que Brilha

É uma pequena vila de pescadores e também tem sua maré vermelha. Durante o dia, o mar apresenta uma coloração avermelhada. A noite o mar se torna azul, devido aos fitoplâncton emitirem luz.  Deve se tomar cuidado, pois as algas do local são nocivas se alimentando de fitoplâncton e em seguida excretam amônia.

 

8- Baía Mosquito (Porto Rico)

Ton Sai - Praia que Brilha

Porto Rico foi abençoado com 3 praias que brilham no escuro, está localizado na costa sul da ilha de Vieques.  Por ser a mais famosa praia que brilha no escuro, Vieques tomou providências para que os microrganismos não morram, por isso, não é permitido nadar nas águas e o passeio só pode ser feito com um guia local.

 

9- Cairns (Austrália)

Cairns é uma cidade refinada da Austrália e é conhecida por seu clima relaxado, tropical e ambiente descontraído. O tipo de ambiente dessa cidade australiana é muito favorável para a floração das algas. O rápido crescimento e reprodução de algumas algas permitiu o desenvolvimento de grandes colônias de plâncton marinho e o fenômeno da bioluminescência nas aguas de Cairns.

 

10- Lagos de Gippsland (Austrália)

Em Victória, vários incêndios ocorreram na região em 2006 e após em 2007 fortes enchentes fizeram com que o local favorece o crescimento de cianobactérias (algas verde-azuladas) em aproximadamente um ano as flores das algas se desenvolveram tornando o ambiente propício para a praia brilhar no escuro.

 

11- Praia de Torrey Pines (EUA)

Praia Torrey Pines - Praia que Brilha

A reserva natural estadual de Torrey Pines está localizada na costa entre La Jolla e Del Mar, Califórnia, no extremo noroeste da Cidade de San Diego. A praia apresenta ondas vermelhas durante o dia e azul durante a noite. A visibilidade é irregular. Por isso, certifique-se com guia local antes, para poder prestigiar a praia que brilha no escuro.

 

12- Zeebrugge (Belgica)

Zeebrugge - Praia que Brilha

É uma vila na costa Belga que tem uma praia tranquila e bonita ao sul do porto. No verão, a praia é muito dinâmica com muitos jovens.

A água nutritiva é uma alta fonte de alimentos para o plâncton favorecendo o aparecimento dos microrganismos na região.

 

13- Bucerías Bay (Nayarit)

Bucerias Bay - Praia que Brilha

A costa de Nayarit tem belas praias exuberantes. Bucerías encontra-se na Baia de Banderas, uma praia tranquila e barata. Você pode chegar lá através de Puerto Vallarta, pegando um transporte local para Punta Mita leva aproximadamente 45 minutos descendo em Bucerías.

 

14- Ilha Mudhdhoo (Maldivas)

Ilha Mudhdhoo - Praia que Brilha

Nesta parte da ilha, os organismos parecem brilhar individualmente e emitem luz por mais tempo. Você pode dar um mergulho ou simplesmente caminhar na areia. Por vezes, as luzes chegam a lavar a praia fazendo a areia brilhar também.

 

15- Porto de Pandangbai (Indonesia)

Porto Pandangbai - Praia que Brilha

Lá você encontrara a bioluminescência acontecer debaixo d’água. Você poderá fazer snorkeling, para ver esses organismos iluminados. Faça uma consulta com a equipe da área para você decidir se vai de barco ou snorkeling para tirar maior proveito.

 

16- Luminous Lagoon ( Jamaica)

Luminous Lagoon - Praia que Brilha

Fica em Trelawny uma das mais populares devido a sua bioluminescência ser natural. O clima quente e seco ajuda bastante a ser melhor visto, uma vez que em época de chuvas podem ser arrastados outros tipos de microrganismos.

 

17- Halong Bay (Vietnã)

Halong Bay - Praia que Brilha

É considerado Patrimônio Mundial da Unesco e o destaque é mais que merecido. Possui cerca de 3.000 ilhas, entre cavernas grutas e praias.

É possível mergulhar lá, você poderá ver a trilha brilhante que seguirá você. Melhor visualizado quando as aguas estão calmas e em período de lua nova.

 

18- Jersey Beach (Reino Unido)

Jersey Beach - Praia que Brilha

É uma ilha localizada no Reino Unido onde é possível fazer passeios para ver o mar brilhar no escuro. Você poderá ver a maravilha como se fosse “estrelas debaixo de seus pés”. É possível fazer passeios durante o ano todo, mas melhor visto quando a maré esta baixa.

 

19- Cocoa Beach (Flórida)

Localizado na costa leste da Flórida, também é um dos melhores lugares para ver a praia brilhar. A melhor época para visitar é entre os meses de maio e novembro, onde a água esquenta e o mar começa a brilhar. Aqui o fenômeno é perfeito para andar de caiaque, apesar das as noites esfriarem, a água permanecerá quente.

 

20- Matsu Island (Taiwan)

Matsu Island - Praia que Brilha

As ilhas Matsu são um arquipélago de 19 ilhas em Taiwan o local é conhecido como “lágrima azul” devido à coloração da praia no escuro. Em abril e maio, fortes ventos do sul perturbam criaturas microscópicas na água, causando a emissão de uma luz fluorescente azul.

 

21- Navarre Beach (Florida)

Navarra Beach - Praia que Brilha

É conhecida por suas belas praias de areia branca e aguas verde esmeralda no golfo do México, o plâncton se move através das águas ao longo da praia de Navarra. Quando eles se movem do jeito certo, eles fazem as águas brilharem. Apesar de ser melhor visto de um caiaque ou barco na água, o azul também pode também ser visto na areia da praia.

 

22-Koh Rong (Cambodia)

Koh Rong - Praia que Brilha

Koh Rong é a segunda maior ilha do Camboja, as pessoas fazem um passeio noturno de barco para ver o plâncton que ilumina a água. As luzes azuis do plâncton ficam mais brilhantes assim que as pessoas no barco pulam na água, e a luz aumenta conforme mais as pessoas se movimentam.

Independente de onde você estiver se deslocando, o seu destino antes de chegar na ilha será Sihanoukville, que é um lugarzinho que não tem tanta infraestrutura para ficar, mas é de onde partem os barcos para Koh Rong.

Exitem duas opções básicas para chegar, a primeira é através de barco tradicional com tempo médio de duas horas e a segunda opção é através de Speed Ferry/Speed Boat que leva menos tempo, apenas 45 minutos.

 

23-Vaadhoo (Maldivas)

Vaadhoo - Praia que Brilha

É uma ilha pouco habitada nas Maldivas, mas que vem se tornando mais conhecida devido a praia brilhar a noite. O habitat em torno da ilha é de natureza marinha apresentando clima dominado por temperaturas quentes típicas das regiões tropicais.