Como Trabalhar de Estagiário na Disney?

Atualmente, existe inúmeras pessoas que sonham trabalhar fora do Brasil e comigo não foi diferente. Porém, antes de conseguir me organizar com relação a diversos aspectos relacionados a viagem, precisei buscar muitas informações para saber exatamente quais passos eu deveria dar para conseguir um estágio na Disney.

Localizada em Orlando, na Flórida, a Disney todo ano é a porta de entrada para muitos visitantes de diversos lugares do mundo e, por isso, também contrata representantes de diversas localidades do planeta. O Brasil é o país que mais visita o Disney no mundo, e estagiários brasileiros são sempre bem-vindos.

Se você deseja conseguir a oportunidade de estagiar nesse lugar mágico, a seguir vou contar tudo sobre o que precisei fazer para conseguir estagiar na Disney. Dessa forma, você irá se organizar melhor e ficará mais seguro com relação ao que deverá providenciar para realizar o seu sonho assim como eu realizei.

Veja as Dicas para Trabalhar de Estagiário na Disney:

Como Trabalhar de Estagiário na Disney?

1) Cadastro no programa ICP

Para os interessados nos estágios oferecidos pela Disney, existem muitos programas e eles vão sofrer algumas variações, dependendo do lugar onde você vive.

No Brasil, por exemplo, o mecanismo responsável por providenciar estágios internacionais é o ICP ou International College Program, conhecido também como Cultural Exchange Program, nas agências responsáveis aqui do país.

Em vista disso, precisei fazer o meu cadastro no programa. O ICP é oferecido para estudantes que cursam no mínimo o segundo semestre da faculdade.

O melhor de tudo é que não é necessário estudar nada relacionado a turismo para se candidatar, entretanto é fundamental saber se comunicar bem em inglês (mesmo que não seja fluentemente) para que você tenha a chance de passar nas entrevistas.

Uma dica: Todas as seleções serão em inglês, portanto, comece a estudar desde já para estar bem preparado e muito confiante em relação ao seu nível de proficiência na língua.

2) Ficar de olho no site da STB (Student Travel Bureal)

Para conseguir me candidatar precisei olhar constantemente no site da STB, que é a responsável por cuidar desse programa aqui no Brasil.

Eles explicam sobre o programa do ICP através de palestras e fazem uma entrevista inicial com os candidatos. Quem passa na primeira etapa de seleção, é indicado para uma nova palestra e para um novo grupo de entrevistas com funcionários responsáveis pelo recrutamento na Disney, que inclusive também é eliminatória.

Vale ressaltar que para participar de outros intercâmbios de trabalho, primeiro você precisa participar do International College Program (ICP) e esse programa é exclusivo para pessoas que estão cursando a faculdade. Lembrando que a Disney não oferece visto permanente para trabalho, o máximo de tempo permitido para estágio lá é seis meses corridos.

3) Dicas para o momento da entrevista

Nós, brasileiros, não temos costume de nos preparar muito para entrevistas de emprego. Mas essa dica foi uma das melhores que pude encontrar durante todo o meu processo de preparação para essa nova experiência da minha vida.

Geralmente, já sabemos para qual função estamos nos candidatando, mas no exterior é durante as entrevistas que o indivíduo determina quais as opções de trabalho pela qual deseja se candidatar.

A dica que dou para esse momento é: seja flexível. Isso é muito importante, pois você terá mais chances de conseguir sua oportunidade. Dessa forma, pesquise sobre as vagas disponíveis e na hora de escolher, selecione várias opções de acordo com a sua ordem de prioridade.

Além disso, estude muito o inglês. Existem vagas que exigem o inglês fluente, mas a maioria só exige que o candidato saiba se comunicar bem na língua do país em questão.

Como não temos com quem conversar o inglês aqui no Brasil, é mais difícil conseguir a fluência aqui mesmo. Por isso, não descuide de estudar bastante, quanto mais preparado você estiver, melhor se sairá nas entrevistas.

E apesar das mesmas serem realizadas em inglês, certifique-se de se comunicar bem também na nossa língua materna. Nada de falar “Probrema” ou gírias brasileiras. Saber se comunicar é fundamental.

Pré-requisítos:

  • Ter no mínimo 18 anos de idade até a data do processo seletivo.
  • Ser fluente em inglês.
  • Ser estudante universitário e atualmente matriculado em um dos institutos reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura.
  • Estar entre segundo e último ano de faculdade.
  • Ter disponibilidade de trabalhar desde o novembro até o março do ano seguinte.
  • Possuir condições financeiras para pagar a passagem, seguro de saúde e duas semanas de acomodação.
  • Estar apto a morar com participantes de outros países.
  • Ser extrovertido e alegre

4) Planejar tudo!!!

Sim, não dá para fazer uma viagem como essa sem se organizar em vários aspectos. Como o ICP acontece entre novembro até março, podendo sofrer atrasos na iniciação ou adiantamentos quanto ao seu término, precisei ficar de olho nas datas e verificar se a de embarque não se chocavam com os períodos de provas na faculdade.

Isso porque cada instituição de ensino apresenta uma data de embarque e conclusão do programa pré-estabelecidos, então, é importantíssimo saber se você irá precisar adiantar suas provas finais para embarcar no ICP. Não deixe nada para a última hora. Acredite, você pode ter muitos problemas se fizer isso.

Além disso, precisei me planejar financeiramente. No início, por não estar informada da forma correta e por se tratar de estágio, acreditava que a própria Disney iria arcar com os custos dessa experiência.

Porém, não é isso que acontece. No meu caso precisei poupar por alguns meses para conseguir custear a possível viagem, e deu tudo certo porque comecei a pesquisar sobre estágios internacionais bem antecipadamente.

Dessa forma, a dica que dou é que você poupe um dinheirinho para conseguir arcar como os gastos da viagem e para se manter lá por um período de tempo até receber seu primeiro salário.

5) Alojamentos

Como Trabalhar de Estagiário na Disney?

Quanto as dúvidas sobre onde eu iria ficar, foi bem fácil resolver até porque tudo fica por conta da agência de intercâmbio, que assume a responsabilidade de escolher o local onde você irá passar a temporada.

Visto que no ICP, você vai trabalhar em algum lugar do complexo Disney, muito provavelmente irá morar com outros funcionários que também participam de algum programa de intercâmbio.

Em geral, você irá morar com universitários americanos ou outros representantes culturais. Quanto aos quartos, eles sempre serão para duas ou três pessoas e os apartamentos são para duas, quatro, seis ou oito pessoas.

O mais legal de tudo é que você não ficará sozinho. Fará novas amizades e ainda vai aperfeiçoar a sua fluência no idioma local.

6) Mantenha-se constantemente atualizado

Um grande defeito de muitas pessoas é não se manter informado. Como eu não conhecia bem esse universo de estágios fora do nosso país, precisei ir em busca de todas as informações possíveis.

Além disso, foi muito importante me manter conectada e visitar os blogues que falam sobre os empregos da Disney. Dessa forma, eu podia estar atualizada sobre todas as vagas disponíveis e me preparar para as que mais me chamavam atenção. E todo esse preparo me fez ganhar mais autoconfiança e segurança na hora da entrevista.

Se você tiver a oportunidade de conversar com alguém que já participou de algum intercâmbio de trabalho fora do Brasil, mesmo que não tenha sido na Disney, será melhor ainda.

Você conhecerá mais sobre a experiência e com certeza não se sentirá perdido quando definitivamente for participar do processo de seleção do programa. A informação faz toda a diferença, acredite!

Se você está planejando participar de um intercâmbio fora do Brasil, não deixe de seguir essas dicas. Pesquise bastante sobre tudo o que você puder, planeje cada detalhe e inclusive aprenda a reduzir gastos, uma vez que você terá que viver por lá geralmente com um salário mínimo local.

Traçar uma rota de viagem, estipular limites e definir um plano de gastos mensal irá te ajudar a não extrapolar durante a experiência, evitando problemas futuros. Se você seguir à risca cada dica com certeza irá aproveitar ao máximo essa chance incrível que é estagiar na Disney. Agora não fique parado e vá em busca do seu sonho. Te desejo muita sorte nessa nova fase de sua vida!!!