Grécia - Grécia

A Grécia é um dos países mais incríveis e amados por turistas que buscam história, arte, belas paisagens e cultura diversas. Repleta de ilhas paradisíacas e muita mitologia, o pequeno país europeu é uma das opções mais baratas para viajar, principalmente fora dos meses de temporada, que vão de julho a agosto.

Aos que pretendem viajar e conhecer um pouco mais sobre os gregos, separamos uma lista com os lugares imperdíveis para visitar na Grécia.

Confira Abaixo os 11 Destinos Imperdíveis que Você Precisa Visitar na Grécia:

1- Atenas

Atenas - Grécia
A primeira parada do turista é Atenas, capital da Grécia, cuja beleza e acervo histórico são incomparáveis. É uma cidade com milhares de anos de história, uma das mais antigas do mundo, reduto de pensadores, filósofos e batalhas épicas. Foi capital da cultura e educação e na cidade é possível visitar diversos museus, onde o mais famoso e o mais procurado é o Museu de Acrópoles, cujas as colunas imensas do templo remetem ao antigo Zeus.

É possível também visitar o famoso Estádio Olímpico Panatenaico, construído inteiramente em mármore aproximadamente no ano de 140 d.C. e muitos outros tesouros arqueológicos.

Atenas é rica em diversidade, cultura, diversão e muita paisagem de tirar o fôlego e que rendem muitas fotos.

Acrópole, um dos lugares mais visitados por turistas. É um sítio arqueológico que se levanta a mais de 150 metros acima do nível do mar, num rochedo de topo plano. Lá se encontram dois dos mais famosos monumentos da Grécia: o Erecteion e o Partenon, templo dedicado antigamente a deusa Atena.

 

2- Santorini

Santorini - Grécia
Uma das ilhas gregas mais belas e visitadas é Santorini, sendo a maior ilha deste arquipélago circular. Formado por restos de uma erupção vulcânica há milhares de anos atrás. É bastante conhecida pelas inúmeras casinhas brancas e igrejas com cúpulas azuis. Toda sua beleza natural e mais a sua construção de cor predominante branca, dão um charme único para que os visitantes possam tirar diversas fotos extraordinárias juntamente com o pôr do sol.

Historicamente, foi o local da maior explosão vulcânica que se tem registro, acontecida há aproximadamente 3600 anos atrás, restando parte das ilhas que hoje completam seu arquipélago.

Recomendamos que faça uma busca antecipada por preços de hospedagem e refeições, pois alguns são exclusivos e podem passar um pouco do orçamento se você resolver permanecer lá por mais dias além daqueles planejados!

 

3- Rodes

Rodes - Grécia
A Ilha de Rodes foi base e fortaleza dos cavaleiros cruzados entre 1300 e 1522, e posteriormente ocupada por otomanos e depois italianos. Foi também palco de guerra entre britânicos e alemães nos anos de 1943 e 1944.

Rodes tornou-se definitivamente uma ilha grega no ano de 1948, mas continua a existir um sentimento de ameaça graças à proximidade com a Turquia.

Com um riquíssimo acervo histórico e com praias maravilhosas, Rodes é uma das maiores ilhas do país. Muitos turistas são atraídos todos os anos e praticamente durante todo o ano, principalmente os que estão à procura de muita cultura e conhecimento da cultura grega.

Ao chegar ao local você encontrará enormes monumentos medievais, como a Porta da Liberdade, o Palácio dos Grãos-Mestres e ainda a Rua dos Cavaleiros, além é claro o local da lenda da maravilha Colosso de Rodes.

 

4- Olímpia

Olimpia - Grécia
É famosa por ser a cidade de onde nasceram os Jogos Olímpicos da atualidade. A cidade de Olímpia guarda um belíssimo sítio arqueológico, atraindo turistas curiosos do mundo inteiro.

Conhecida pela imensa estátua de Zeus, construída em marfim e ouro, já foi uma das 7 maravilhas do mundo antigo. É possível conhecer também as ruínas do antigo estádio e claro mais museus.

Uma curiosidade é que as tochas olímpicas modernas ainda mantém o mesmo ritual de serem acesas em frente ao Templo de Hera, na cidade grega de Olímpia, a partir dos raios solares, por uma espécie de espelho côncavo chamado skaphia. Esse ritual, é impressionante, mantendo os moldes de milênios atrás!

 

5- Ilhas de Creta

Ilhas - Grécia
Fazem parte de um arquipélago de uma das 5 maiores ilhas do Mediterrâneo. Sendo lar de grande parte da mitologia grega, as Ilhas de Creta receberam a fama de terem sidas governadas pelo Rei Minos, filho de Zeus. Na mitologia grega, foi ele quem ordenou a construção do labirinto do Minotauro.

É considerada o berço de uma das civilizações mais antigas da Europa, a civilização Minoica. Nese incrível destino os turistas podem conhecer as ruínas minoicas e outros sítios arqueológicos, além de desfrutar das belíssimas praias.

 

6- Meteora

Meteora - Grécia
Diferente da visão que criamos sobre a Grécia, o mar azul e as construções brancas. Meteora é um complexo com imensas rochas maciças e muita paisagem verde a sua volta.

No topo dessas montanhas estão localizados os monastérios da igreja ortodoxa, sendo possível visitá-los e conhecer um pouco da incrível história milenar.

A pouco mais de 600 anos um monge eremita alçou um acampamento acima de uma dessas montanhas que ficou conhecida como Meteoros, que significa “suspenso no ar”, e tomou como retiro para suas orações.

Muitos turistas aventureiros serpenteiam as pequenas trilhas e estradinhas que levam aos mosteiros e aos picos de fácil acesso. Atenção! Esta atividade requer um pouco de fôlego e preparo físico.

Uma dica é visitar as ruínas do Mosteiro de Pantokrator, um dos muitos que foram abandonados ao longo dos últimos trezentos anos. O cenário é paradisíaco, o clima de paz e garantia de fotos incríveis. Bom local com alternativa das praias gregas.

 

7- Monte Olimpo

Monte Olimpo - Grécia
A mais alta montanha da Grécia, com seus 2918 metros, é sem dúvida um ícone de cultura e história tanto real quanto mitológica. A parte mais alta, é conhecida também como o trono de Zeus.

Na mitologia grega, o monte Olimpo era a morada dos Doze deuses do Olimpo, os principais deuses do então famoso panteão grego. Os gregos imaginavam tudo isso como uma morada ou mansão de cristais, que estes seus deuses habitavam.

Para um bom aventureiro e com preparo físico, é possível caminhar até o cume do monte Olimpo. Para participar das excursões até o topo é preciso ir para a pequena vila de Litókhoro, conhecida como cidade dos deuses, por causa da sua localização, bem na base da montanha.

 

8- Míconos

Miconos - Grécia
Como toda ilha, praia ou litoral, a Ilha de Míconos é o destino ideal para os viajantes que não abrem mão de boas festas, luxo e ainda sim um beleza natural espetacular e muita história.

A ilha é repleta de opções que vão de apenas passeios simples por suas ruas e praias, como os mais sofisticados como escunas, cruzeiros e festas badaladas. O turismo é o principal produto da ilha, que oferece a opção de passeios por aldeias brancas com o azul do mar típico da Grécia e ainda lindos moinhos de ventos que remetem as décadas anteriores, sendo um dos símbolos icônicos do local.

É um destino dos sonhos de muitos turistas de diversas partes do mundo quando vão à Grécia. Principalmente os que procuram sempre de divertir com muita festa.

 

9- Salonica

Salonica - Grécia
Salonica ou Tessalonica, é segunda maior cidade da Grécia. Fundada há mais de 2300 anos, esta linda cidade oferece passeios incríveis. É possível visitar as ruínas de palácios do século IV, igrejas (visite a de São Demétrio!), museus e pontos turísticos deslumbrantes, como a Torre Branca, que é um marco e um símbolo bem conhecido em Tessalónica, o Arco de Galério e a Praça Aristóteles. 

Repletas de ruínas da época Bizantina, ela encanta qualquer visitante pela sua diversidade de informação cultural absorvida por milênios de histórias de dominações, religiosidade e encontro de culturas antigas.

Era um dos caminhos finais daquelas tão conhecidas cidades Romanas, por ser um ponto de comércio portuário do Mar Adriático. Foi a segunda cidade do Império Bizantino – e é hoje o centro urbano mais próspero e dinâmico do Norte da Grécia.

O Museu Arqueológico de Tessalônica guarda um rico acervo que abrange desde a Pré-história até o período romano. Possui bonitas praças com muitos bares, como a Praça Aristóteles (mencionada acima), a Praça Santa Sofia, a Praça Nea Panagia e a Praça Navarino.

 

10- Zakynthos

Zakynthos - Grécia
Zakynthos é a terceira maior ilha do mar Jônico, tanto em população quanto em área, possuindo cerca de 125 Km de litoral com praias paradisíacas.

Possui um clima quente e temperado e repleta de regiões verdes. Outras cracterísticas marcantes são as vastas planícies férteis, com cultivos de azeitonas e uvas. Em toda a região há oliveiras, principalmente em Keri, onde a colheita é feita no inverno. O produto principal é o azeite de oliva local, que é espetacular.

Zakyntos é uma das ilhas gregas em ascensão, atraindo cada vez mais turistas para desfrutar das maravilhas do local. O custo de hospedagem e passeios é baixo em comparação a Santorini e é possível conhecer as cavernas azuis, famosas pela beleza natural.

Existe um interessante e esforçado trabalho local para proteger duas espécies de animais ameaçadas de extinção: a tartaruga marinha Caretta Caretta e o peixe boi. Durante o período de junho a agosto, as tartarugas migram para a baía para colocar seus ovos na praia.

A melhor época para conhecer Zakynthos é de junho a setembro, quando a temperatura média é de 25ºC e acompanhada de uma suave brisa. É fundamental alugar um carro, quadriciclo ou moto, pois a ilha é grande e o transporte público não é um dos pontos fortes

Uma dica, caminhe pelas encostas da ilha, que parecem ser retocadas à “Photoshop”, para fotos incríveis!

 

11- Paros

Paros - Grécia
Uma das ilhas do Mar Egeu, Paros está entre as ilhas mais populares da Grécia. Localizada no coração do Mar Egeu, a ilha de Paros é ideal para jovens, casais românticos e famílias também. As aldeias tradicionais parianas, particularmente as de Naoussa, Parikia e Lefkes, tem amostras perfeita pra o cenário paradisíaco, influenciada pela arquitetura de tempo mais antigos e incrivelmente encantadora.

Como em muitos locais, há diversas casinhas pintadas de branco, ruas pavimentadas e igrejas de cúpula azul. As praias são famosas pela água exótica e pela areia dourada. Do lado sudeste, como Golden Beach e New Golden Beach, são particularmente populares para o windsurf. Uma boa viagem de um dia da ilha é a pequena ilha de Antiparos, com as praias de cristal e a atmosfera relaxante.

Um outro ponto bastante positivo é a receptividade por parte dos moradores. Cada metro dessa ilha, nos convida a tirarmos uma foto e guardarmos na memória para sempre. Portanto, esteja preparado para muitas fotos ao visitar a Grécia.