15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

A Turquia é um país chamativo e muito interessante por conta da sua história. Com diversos pontos turísticos, entre pontos naturais intensos e sítios arqueológicos, ele pode ser o roteiro completo de uma viagem internacional, e para quem deseja saber sobre a história da humanidade.

Para mostrar a riqueza que a Turquia tem a oferecer, separamos algumas boas ideias de lugares incríveis para visitar, e tornar seus momentos fora do país inesquecíveis. Sempre é tempo para buscar novas experiências, e nada melhor do que um lugar cheio delas em sua história.

Confira Abaixo 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia:

1- Éfeso

Efeso - 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

Uma cidade antiga situada na costa ocidental da Turquia, é famosa por ter se conservada em boas condições até nos dias de hoje. O local abriga o Templo de Ártemis que foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. Ainda nos dias de hoje o Éfeso é bastante procurado por turistas não só devido aos grandes monumentos mas também por ter vários destinos religiosos, como por exemplo a Igreja da Virgem Maria.

Além da Igreja da Virgem Maria, o Éfeso era um importante ponto cultural, sendo assim tendo um local onde foi construída uma enorme biblioteca.

 

2- Esmirna

Esmirna - 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

É a terceira maior cidade que fica localizada no litoral a Turquia, uma cidade cheia de estudantes universitários que almejam ser cientista de sucesso e  também artistas que estão em rápido crescimento. A cidade atrai inúmeras pessoas para os seus centros comerciais e as belíssimas praias.

A cidade litorânea de Esmirna também era conhecida como o porto perfumado por causa do comércio de mirra. Mirra era um unguento muito usado para conservar os corpos dos mortos que era obtido a partir da madeira espremida.

Eventos

[tribe_eventos view="list"]

Os turistas passam aqui para chegar ao Efésios. A cidade tem uma rica história biblical com museus de história e artes com produtos fascinantes.

 

3- Ancara

Ancara - 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

É atualmente a capital da Turquia e a segunda maior cidade do país, atrás apenas de Istambul. Devido a sua localização, possui uma ponte entre o Ocidente e o Oriente e que tem se tornado ponto de encontro de diferentes culturas e nações. Isso acabou gerando uma variedade de programações que podem ser feitas como visitas a templos e museus, parques e jardins, sítios arqueológicos e monumentos.

Ancara tem entre seus destaques a Mesquita Kocatepe, uma das maiores do mundo e construída entre 1967 e 1987. Ela pode ser vista de toda a região, imagine o tamanho de suas proporções e beleza arquitetônica.

 

4- Antália

Antalia - 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

Uma cidade ao sul da Turquia que foi construída sobre falésias a beira mar. A cidade está rodeada de montanhas. Exibe uma natureza bela e maravilhosa com suas praias em tons de azul turquesa. Com uma rica cultura, Antália tem também excelentes museus de arqueologia que contemplam grande número de edifícios históricos e antigas ruínas.

Com as suas águas azuis-turquesa e uma riqueza natural extraordinária, a Riviera turca, localizada ao sul da Turquia e ao longo do Mar Egeu, respira glamour e muito charme. Mérito da beleza ímpar das suas rochas esculpidas frente ao mar e das praias paradisíacas.

 

5- Istambul

Istambul - 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

Para aqueles que pensaram que a Istambul era a capital da Turquia, erraram! Porém, Istambul é a cidade mais populosa da Turquia e a única cidade que ocupa dois continentes, o Europeu e o Asiático. Com isso a Turquia acaba apresentando dois lados, de um lado um ocidente moderno e outro lado uma cultura oriental conservadora e exótica.

Um ponto forte de Istambul são as zonas históricas, que são consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco. Exibe grandes monumentos, templos e palácios. Certamente você se encantará pela beleza dessa cidade.

Nem todo mundo gosta de deixar a vida noturna de lado quando viaja por aí, certo? E na Turquia não é diferente. Se você tem esse anseio de procurar por boas opções de vida noturna no país, um ótimo lugar para curtir é Ortakoy.

Localizado em Istambul, o bairro lembra muito opções de grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, e tantas outras. Tem várias opções de casas noturnas, bares e restaurantes para você escolher onde e como aproveitar a noite.

Localizado no centro de Istambul, encontra-se o Grand Bazaar, um dos maiores mercados abertos da Turquia, e do mundo. Só de caminhar pelo local leva cerca de 20 minutos. Há diversos comerciantes que estão sempre dispostos a negociar as tapeçarias, temperos, e diversos outros produtos locais e da região. Você pode fazer compras aqui com um bom preço, caso seja um bom negociador!

Para quem deseja levar uma bela lembrança da viagem, além de conhecer alguns exemplares interessantes da região próxima a Turquia, a cidade de Istambul tem várias opções disponíveis na capital. Aliás, trata-se de um importante centro histórico de diversas culturas. Vale a pena fazer uma visita completa, conforme veremos adiante.

 

6- Monte Nemrut

Monte Nemrut - 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

É uma montanha de 2.150 metros de altura, conhecida por suas estátuas gigantes que foram construídas no século 1 a partir de lajes de pedra. Este foi o pedido do rei, pois posteriormente ela seria usada como o seu túmulo.

O monte Nemrut se localiza no sudeste da Turquia, em uma área suscetível a temperaturas extremamennte frias no invernos e muito quente no verão. De acordo a lenda armena, Hayk derrotou o rei Nimrod e enterrou o seu cadáver nestas montanhas.

Os turistas tipicamente visitam esta área em abril até o outubro. A cidade mais perto é Adiyaman, onde você pode se acomodar para visitar a Monte Nemrut.

Uma dica é curtir o pôr do sol fantástico visto dessa montanha, com uma mescla de cores e sombras, este lugar torna-se incrível para você visitar e tirar muitas fotos como lembrança.

 

7- Pamukkale

Pamukkale - 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

Um verdadeiro tesouro na Turquia, Pamukkale é uma belíssima cascata de piscinas azuis em volta de calcário, carinhosamente chamada de “castelo de algodão”. Surgiu a partir das águas quentes que fluem para a superfície formando um depósito de cálcio.

Atualmente a Pamukkale que está aberta ao público é na verdade uma área artificial. As formações milenares originais estão em um área de preservação para que não seja afetava pela exploração humana. É possível entrar na água com pés descalços e trajes de banho.

Vá preparado para as épocas de calor, pois o fluxo de turistas de diversos países é enorme. Por fim, leve seu protetor solar, sua câmera e tire fotos incríveis!

 

8- Mardin

Mardin - 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

É uma cidade que se destaca pela suas casas, que estão estrategicamente organizadas em linhas paralelas, e são separadas por ruas estreitas e escalonadas. Quando você faz os passeios a pé tem a sensação de estar em um museu a céu aberto.

A cidade foi crescendo em uma colina rochosa perto do rio Tigre que sobe abruptamente sobre as planícies. Outro ponto que merece destaque são as comidas, com a herança de várias etnias. Mardin apresenta pratos de primeira principalmente para o amantes de doces.

O local é bem frequentado por turistas que são atraídos por diversas barraquinhas de lembrancinhas, que é uma ótima escolha pra levar pra casa.

 

9- Capadócia

Capadocia - 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

Goreme é uma cidade localizada em Capadócia, eternizada em algumas canções por aqui. É mais uma ótima cidade para quem viaja pelos aspectos históricos da Turquia. Partindo da capital Istambul, leva-se cerca de 8h de viagem de ônibus para chegar ao local.

A recompensa é uma cidade repleta de sítios arqueológicos, trilhas variadas, e uma culinária rica. Goreme também é um excelente ponto de partida para conhecer outras cidades da região, que guardam um pouco da história do Império Bizantino, o último ponto do antigo Império Romano.

Ainda na Capadócia, uma atividade que não pode faltar, são os passeios de balão de ar. É sério! Esse tipo de atividade é perfeitamente seguro na região. Na verdade, este é um dos pontos mais procurados pelos turistas.

Os passeios de balão começam bem cedo, e tem um preço mais altos do que outros passeios da região. Você pode separar um pouquinho mais do seu orçamento de férias para fazer valer a experiência e curtir um momento incrível nas alturas. E pode ficar tranquilo, repito novamente que eles não são perigosos.

Este passeio ficou muito conhecido entre nós brasileiros no ano de 2012. Caso você seja noveleira(o), já sabe do que estou falando certo?

Em 2012, a atriz Cleo Pires gravou algumas cenas no passeio de balão de ar quente para a novela “Salve Jorge”. Após eles divulgarem para o país todo sobre como era de tirar o fôlego este passeio, Capadócia ficou na memória de muitos telespectadores.

 

10- Bodrum

Bodrum - 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

Uma cidade mais litorânea, Bodrum é a combinação perfeita entre as visitas de paraísos naturais, pontos turísticos antigos, e opções modernas para aproveitar todas as férias, se assim você desejar. Sua praia é lindíssima, com uma água cristalina para você curtir sem preocupações.

Também é aqui que se encontram algumas lojas de roupas das mais caras, para quem gosta de vestir de acordo com o local, ou levar uma lembrança chique da Turquia.

E para quem busca um turismo mais histórico, é aqui onde está o sítio arqueológico do Mausoléu de Halicarnasso, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. O local, hoje, está em ruínas mas suas funções ainda podem ser visitadas.

 

11- Oludeniz

Oludeniz - 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

Se você gostou das várias opções de praias na Turquia, e deseja passar uns bons dias se refrescando em águas tão únicas, uma boa dica de roteiro de viagem além de Bodrum é a cidade de Oludeniz. Aqui, seu foco principal são justamente seus pontos naturais, entre a praia de Blue Lagoon. Trata-se de um verdadeiro paraíso, em um breve resumo.

Se for um bom aventureiro, considere um vôo de paraglider na baía de Blue Lagoon. Ou, caso não tenha essa coragem toda, busque um canto bem tranquilo e aproveite os restaurantes da região. O preço pode ser um pouco salgado, mas com a vista que o locla proporciona, vale muito a pena.

 

12- Museu das Civilizações de Anatólia

Museu - 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

Como dissemos anteriormente, o território da Turquia passou por muitas civilizações, dos persas ao império bizantino, e enfim, os turcos-otomanos. São milênios de histórias de ascensão e queda de civilizações, e você pode ver um pouquinho de tudo isso no Museu das Civilizações de Anatólia.

Localizado na cidade de Ancara, o local reúne documentos e artefatos únicos de todas as épocas, inclusive dos assírios. É bem interessante para quem deseja conhecer um ponto ainda mais antigo da civilização, e bem de perto.

 

13- Eskisehir

Eskisehir - 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

É uma das cidades universitárias mais conhecidas da Turquia, e uma das mais recentes em termos históricos. Fica localizada no Rio Pornuk, o que por si só já é um bom passeio. A cidade é considerada um grande centro cultural, com universidades e diversas feiras de artesanato.

A Mesquista de Kursunlu é outro grande ponto de visita, que é mais direcionado para o lado religioso. É um local de bastante importância para os muçulmanos, e bem interessante para conhecer um lado diferente da Turquia. Ou, no caso deles, o mais natural.

 

14- Kas

Kas - 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

Kas é uma pequena cidade que fica no sul da Turquia e embora seja banhada pelo mar,  tem movimento apenas de turistas que mantém sua calmaria. Praias de água quente, aonde você pode mergulhar em busca de um dos muitos barcos afundados junto à costa, fazendo dessa, uma das atividades principais da cidade de Kas.

Se você não for adepto de esportes aquáticos ou mergulhos em praias, você pode simplesmente nadar entres as praias, que tem uma vista excepcional de um litoral pedregoso e recostado, coberto com uma manta verde de arbustos de onde despontam estranhos alguns túmulos lícios.

Alguns desses túmulos são excepcionalmente gigantes, como o Túmulo do Rei, outros foram escavados em paredes de pedra; de formas simples mas de aspeto robusto. Estas antigas construções são tão enigmáticos assim como este povo que já desapareceu há muitos anos.

Neste local viveram povos persas, gregos e romanos que tiveram um diferencial marcante na história local. A pequena cidade de Kas exibe ainda um pequeno teatro grego nos arredores do povoado. As suas ruas são estreitas e empedradas, as casas possuem uma construção rústica porém bem preservadas, que fazem por si, são um atrativo. A visita para este local proporciona uma agradável surpresa para quem procura no sul da Turquia um local mais sossegado se comparado movimentada e agitada vizinha cidade de Fethiye, de onde saem os famosos cruzeiros da Riviera Turca.

A população local é muito bem acolhedora e certamente não passará despercebida da sua experiência.

 

15- Cidade da Tróia

Cidade de Troia - 15 Destinos Imperdíveis para Visitar na Turquia

É uma cidade lendária, onde ocorreu a famosa Guerra da Tróia descrita no poema Homérico da Ilíada. Hoje Tróia é o nome de um sítio arqueológico em Hisarlik, na Anatólia, próximo à costa em que está hoje a província turca de Çanakkale, a sudoeste do Monte Ida.

A cidade vive basicamente do turismo e da lenda dessa batalha, mesmo sendo encontradas escavações de várias outras cidades. O sítio arqueológico dessas cidades, mantém os moldes de civilizações que existiam no local há milhares de anos.