frankfurt

Frankfurt é uma cidade da Alemanha que está localizada na região centro oeste do país, suas principais atividades econômicas são finanças, comércios e serviços. Para se chegar em Frankfurt é muito fácil, estando em uma localização privilegiada que recebe voos de diversas partes do mundo, inclusive partindo diretamente do Brasil.

A cidade é considerada uma cidade cosmopolita e multicultural. Por ser o lar de pessoas de mais de 180 nacionalidades diferentes, é conhecida como um importante centro cultural de reputação nacional e internacional. Abrangendo cerca de 60 museus e galerias de exposição, Frankfurt é ainda uma das sedes da Biblioteca Nacional da Alemanha.

Foi uma das cidades mais destruídas durante a segunda guerra mundial, o que fez com que  surgisse um grande contraste em relação a arquitetura; construções antigas que resistiram os bombardeiros e construções novas modernas sinalizando um importante centro financeiro da atualidade. É uma cidade bastante convidativa onde a língua inglesa é bem difundida, oferece boa infraestrutura e excelentes locais para passeios, entre museus, belas paisagens, restaurantes com comidas típicas e bares.

Uma boa dica para quando você for visitar a cidade é adquirir o Frankfurt Card, que é possível você ter descontos de cerca de 20% a 50 % nos principais locais de visitação e usufruir de graça o transporte público. Os preços do Frankfurt Card para 2017/2018 são: Individual 1 dia: €10,50; 2 dias: €15,50 (valores atualizados em janeiro de 2018).

Vamos conhecer agora os 17 principais locais para você aproveitar da melhor forma possível os lugares incríveis de Frankfurt.

Confira abaixo os 17 melhores lugares para você conhecer em Frankfurt.

1- Senckenberg

Senk - Frankfurt

Um dos museus mais populares para crianças, ocupa um espaço de mil metros quadrados distribuídos em dois andares. Apresenta extensa coleção de fósseis de dinossauros. Atualmente os visitantes podem ver do lado de fora do prédio recreações em tamanho real.

Apesar de apresentar a maioria de espécies de dinossauros, Senckenberg mostra uma variedade de ratos de campo, répteis e peixes.

O horário de funcionamento de 2ª a 6ª é das 09h às 17h (quarta-feira até as 20h). Aos sábados, domingos e feriados fecha às 18h.

 

2- Neuschwanstein

Neuschwanstein - Frankfurt

É um palácio Alemão que foi construído na segunda metade do século XIX. A arquitetura possui um estilo fantástico, serviu de inspiração para o “castelo da Cinderela”, um dos símbolos dos estúdios da Disney.

O castelo possui uma suíte principal, cozinha, alojamento para os criados, oratório, gabinete e sala de jantar. Nos dias de hoje você encontrará também um café para atender os turistas, com ótimas opções de comidas e bebidas. Seu interior é magnífico, mas só é permitido tirar fotos do lado de fora.

Vale a pena enfrentar uma pequena trilha até o castelo que é considerado por muitos, como um dos mais bonitos do mundo!

 

3- Hauptwache

Hauptwache - Frankfurt

É um prédio que foi construído para ser a sede da guarda municipal, que mais tarde deu o nome a uma das praças mais famosas da cidade. Atualmente a construção é um café que oferece uma bela vista para praça.

O acesso a Hauptwache é bem fácil, já que a maioria das linhas passam pela estação de trem próxima dali. O Hauptwache é uma área bem central de Frankfurt com muito comércio em volta, fica ao lado do calçadão Zeil, principal área de comércio da cidade e também prédios históricos, principalmente igrejas.

 

 4- Museu de arte Städel

Museu de arte Städel - Frankfurt

É um dos museus mais importante da Alemanha, certamente imperdível para quem ama arte. Possui um acervo bem eclético, com obras antigas, modernas e contemporâneas. Pode-se passar um bom tempo agradável apreciando as obras. Você encontrará obras de importantes nomes como, Van Gogh, Monet, Matisse, Degas, Picasso, Rembrandt e esculturas como o de Rodin.

O museu possui três pisos distintos, a arte moderna fica no subsolo, os clássicos no primeiro andar e arte antiga no segundo piso. Em seu interior há uma cafeteria bonita e bem aconchegante. Você poderá aproveitar também para visitar o jardim que fica do lado de trás, é uma verdadeira obra de arte.

 

 5- Schirn Art Hall

Schirn Art Hall - Frankfurt

Museu de Arte Moderna, mostra exposições temporárias muito interessantes, sejam renascentistas ou barrocas, arte do século XIX ou até clássica moderna. Possui várias salas com exposições diferentes, portanto você pode pagar apenas pela exposição que mais lhe interessar. É de fácil acesso, pois está próximo a praça Romer. Possui também um delicioso café para uma pausa depois de uma boa aula de cultura.

Em uma área de mais de dois mil metros quadrados, o museu apresenta aspectos de importantes obras artísticas, tendências gerais e também temas discutidos na sociedade. Schirn oferece eventos para crianças acima de seis anos de idade aproximando-os dos artistas de uma forma científica divertida de criativa.

 

 6- Museu da Comunicação

Museu da comunicação - Frankfurt

Aqui você encontrará toda a história da comunicação contada em forma de aparelhos, e perceberá como a comunicação mundial mudou tanto em um curto período de tempo. Localizada em frente ao rio Main, próximo a vários outros museus, tem uma grande quantidade de cartas e aparelhos modernos para mostrar a evolução da comunicação.

O Museu de Comunicação de Frankfurt conta a história da comunicação, desde os primórdios, passando pelo rádio, TV e até os dias atuais.

 

7- Catedral Histórica de Frankfurt

Catedral Histórica de Frankfurt - Frankfurt

É uma igreja gótica, católica romana, que está localizada bem ao centro de Frankfurt e foi dedicada a São Bartolomeu. A Catedral possui uma torre com cerca de noventa e cinco metros de altura, a qual é possível subir e ver a vista panorâmica da cidade. A torre abre das 9h às 18h no verão e das 11h às 17h no inverno.

 

Tem uma grandiosa importância histórica, durante a segunda guerra foi bastante atingida por bombardeios sendo base de localização dos aviões na época. Bastante danificada, a igreja ainda passa por constantes reformas.

A entrada custa cerca de 3 euros e você encontrará desde artigos religiosos até antigas vestimentas de bispos e padres do passado.

 

 8- Museumsuferfest

Museumsuferfest - Frankfurt

Uma festa à tradição alemã que dura cerca de três dias, ocorre sempre na última semana do mês de agosto, em pleno verão europeu. É uma festa gigante ao ar livre, nas margens do rio Meno. Conta com artesanato, gastronomia rica e abundante, música e artes em grandes palcos.

Uma boa dica é que durante o festival, você pode pagar cerca de 7 euros e ganhar um botom que dá direito a visitar todos os museus da cidade que ficam aberto até à noite. 

Esse ano o festival ocorrerá nos dias 24/08/2018 a 26/08/2018.

 

9- Palmengarten

Palmengarten - Frankfurt

O jardim botânico de Frankfurt, é um dos dois da cidade e é o maior de toda a Alemanha. É muito frequentado por turistas e também por moradores da região para um bom passeio ao ar livre. Quando você for visitar o jardim, é bom dar uma olhada no calendário oficial do Palmengarten, pois é oferecido programa especiais de tour guiados, exibições temporárias, eventos, shows e outras atrações que acontecem principalmente durante os meses mais quentes do ano.

O jardim mostra uma mata selvagem e exótica. Exibe no tropicarium um conjunto de quatorze estufas que aborda as zonas climáticas do planeta em uma moderna arquitetura de vidro.

Outro atrativo do local é o Palmenhaus, uma construção de dezoito metros de altura que é a mais antiga e famosa do Palmengarten. Para que todos tenham acesso a informação sobre botânica são oferecidas palestras e visitas guiadas por todo o parque.

 

10- Mainka

Mainka - Frankfurt

É uma orla da cidade de Frankfurt, muitas pessoas passeiam tranquilamente ou param nos bancos simplesmente para relaxar e curtir a paisagem. O local é ideal para se tirar belíssimas fotos. Se você quer dar aquela parada e relaxar, Mainka é um lugar perfeito, pois você pode aproveitar pra comer e beber em diversas barraquinhas espalhadas ao redor da orla. Você poderá também aproveitar e fazer um belo passeio de barco e avistar os enormes arranha céus em um lindo pôr do sol.

No verão os moradores aproveitam o sol em suas margens usufruindo da maravilhosa vista da bela Frankfurt. Em alguns sábados ocorrem também o mercado das pulgas, onde se pode encontrar desde antiguidades até roupas, móveis e sapatos.

 

11- Main Tower

Main Tower - Frankfurt

É um luxuoso arranha-céu com fachada de vidro, observatório e restaurante com vista para a cidade e o rio. Uma ótima opção para começar a conhecer a cidade.

No topo do prédio você terá uma visão panorâmica de 360 graus da cidade. Se você ama arte contemporânea, vai se encantar com a coleção Helaba que é exibida na torre central.

O edifício foi inaugurado em 2000 e ocupa o quarto lugar no quesito de arranha céu mais alto do mundo, com cinquenta e seis andares e duzentos e quarenta metros de altura

 

12- Kleinmarkthalle

Kleinmarkthalle - Frankfurt

É um mercado gourmet incrível, sendo um excelente ponto de encontro de locais e turistas. Se você é apaixonado por sabores diversos e específicos, certamente se encantará com a variedade de opções que se encontra por lá.

Especialidades regionais e de vários outros países, são oferecidos como provinhas de seus produtos. No subsolo você encontrará um mercado de peixe, no segundo piso terá açougue, vinhos e lanches.

Se você é daqueles que gosta de trazer uma boa lembrancinha aproveite para comprar os souvenirs em Kleinmarkthalle, apesar do espaço ser pequeno, oferece muitas especialidades gourmets, como típico molho verde, salsichas de Frankfurt e geleias caseiras de maçã.

 

13- Romerberg

Romerberg - Frankfurt

Romerberg é um belíssimo centro histórico que fica no coração da cidade, sendo um cenário digno de cartão postal. O que mais chama a atenção são suas belas construções como a igreja Alte Nikolaikirche e Romer onde está localizada a prefeitura. A igreja foi dedicada a St. Nikolai, o santo padroeiro dos barqueiros, nada mais justo para uma cidade repleta de barcos.

Romer é um complexo de três casas medievais que foram construídas em estilo gótico. Atualmente além de ser o local de trabalho oficial do prefeito, é celebrado casamentos de qualquer cidadão, por isso não é difícil ver noivos saindo dos prédios com suas famílias festejando na praça.

 

14- Bairro do vinho da Maçã

Bairro do vinho da Maçã - Frankfurt

Para os apaixonados por vinhos, o bairro do vinho da maçã se torna um passeio mais que prazeroso. A região parece uma aldeia do passado. Conhecida como Apfelwein, o vinho de maçã nasceu acidentalmente, quando um padre guardou maçã macerada dentro de um barril e com o passar do tempo a bebida teria fermentado causando pressão interna e fazendo o transbordar.

A bebida pode ser servida de três formas: pura, com uma dose de água mineral ou com limonada. Com baixo teor alcoólico, é servido gelado e é ideal para happy hours e jantares. Aproveite para apreciar um almoço ao ar livre no verão ou mesmo em um simples dia de sol e dê uma boa caminhada por toda a área verde.

 

15- Frankfurt Zoo

Frankfurt Zoo - Frankfurt

Para quem viaja com crianças, o zoológico de Frankfurt fica na região central e é o local ideal para elas. Considerado um dos zoológicos mais antigos do mundo, também é o mais moderno. É um lugar bem planejado, onde há uma casa com leões indianos, rinocerontes, girafas, crocodilos, macacos e tigres de Sumatra.

O Zoológico oferece vários lugares onde é possível chegar bem pertinho dos animais, conta com paredes de vidro para aumentar ainda mais a emoção da criançada. Mesmo depois de ter visto muitos animais há mais uma opção de lazer para elas, você conta com um parque infantil cheio de brinquedos, passeios de pônei nos finais de semana. Já para os adultos é oferecido exposições, mercados, eventos e passeios individuais.

 

16- Commerzbank Tower

Commerzbank Tower - Frankfurt

É um banco europeu com forte atuação no financiamento e comércio exterior. E outro arranha céu de tirar o fôlego, com cinquenta e três andares é a primeira torre de escritório ecológicos do mundo.

Todo o escritório é iluminado durante o dia e possui janelas onde os ocupantes podem controlar seu próprio ambiente. A noite o mastro é iluminado com um sistema econômico de luzes.

 

17- Eiserner Steg

Eiserner Steg - Frankfurt

Um dos cartões postais mais marcantes da cidade, Eiserner Steg é uma ponte de ferro que foi erguida em 1869 para ligar o centro da cidade ao bairro de Sachsenhausen. É uma ponte exclusiva para pedestres com aproximadamente 174 metros e oferece uma ótima vista da cidade.

Você verá vários “cadeados do amor” pendurados na ponte. Os casais que visitam a ponte penduram os cadeados como forma de expressar seu amor. O mais interessante é que para selar ainda mais essa tradição, eles jogam a chave no rio para evitar que um deles resolva abrir o cadeado, caso o relacionamento termine.