10 Lugares Maravilhosos para se Visitar em Roma

Alguns anos atrás eu tive que escolher algumas cidades para visitar enquanto eu estava a trabalho na Europa. Eu acabei escolhendo Roma como o destino porque queria ver de perto os monumentos que sobraram do Império Romano e a outra razão é que fui instigado pelos livros “Código de Da Vinci” e “Anjos e Demônios”.

Se você escolheu Roma para visitar, provavelmente, deve ter planejado outras cidades da Itália ou até mesmo de outros países para visitar. A melhor maneira de desfrutar a cidade em pouco tempo é criando a lista de lugares mais visitados.

Eu planejei 2 dias para visitar todos os pontos turísticos de Roma e 1 dia para visitar o Vaticano. Uma dica: contrate um guia local para ouvir os detalhes e histórias de cada ponto.

Aqui vão os 13 lugares maravilhosos que Você Não Pode Deixar de  visitar em Roma:

1- Piazza Venezia

10 Lugares Maravilhosos para se Visitar em Roma - Piazza Venezia

Pelo seu tamanho imenso, dá para imaginar o Cesar no topo acenando ao povo, quando você vê esse edifício pela primeira vez.

Esse edifício foi construído no século 19 para homenagear o primeiro rei da Itália, Vítor Emanuel II, após a unificação da Itália. Ele fica localizado no meio da avenida e recomendo que seja o ponto da partida da sua viagem.

 

2- Praça Navona (Piazza Navona)

10 Lugares Maravilhosos para se Visitar em Roma - Praça Navona

A Praça Navona é uma das praças mais famosas da Roma por representar as esculturas famosas barrocas. As 3 fontes foram feitas pelo Bernini, um arquiteto gênio barroco, que também desenhou o pátio do Vaticano.

A fonte do meio é o mais famoso que tem um obelisco no meio das esculturas que representam os quatro principais continentes do mundo cortados por seus principais rios: Rio Nilo, na África; Rio Ganges, na Ásia, Rio da Prata, na América e o Rio Danúbio.

 

3- Panteão (Pantheon)

10 Lugares Maravilhosos para se Visitar em Roma - Panteão

Esse é o meu lugar favorito da Roma. Quando vi essa arquitetura pela primeira vez, senti que estava no filme de Indiana Jones. Em Grego, Panteão significa todos os deuses e foi construído para oferecer sacrifícios aos Deuses 2000 anos atrás.

Até mesmo o Rafael Sanzio considerou o Panteão como a arquitetura mais linda e perfeita de todos os tempos e até sonhou em ser enterrado aqui, mas o seu desejo acabou sendo realizado. Atualmente, Rafael está enterrado aqui.

 

4- Arquibasílica de São João de Latrão (Basilica di San Giovanni in Laterano)

10 Lugares Maravilhosos para se Visitar em Roma - Catedral Sao Giovanni

É a mais antiga entre as cinco basílicas papais do mundo e entre as quatro basílicas maiores de Roma, sendo a mais antiga igreja no ocidente. As catedrais de Roma são as mais incríveis que eu vi no mundo.

Eu visitei Sagrada Família da Barcelona e Notre Dame da Paris, mas nenhum deles chegam perto da arquitetura interna das catedrais de Roma.

 

5- Fontana di Trevi

10 Lugares Maravilhosos para se Visitar em Roma - Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi é uma das últimas e mais famosas obras da arquitetura barroca. A estatua do meio retrata o Poseidon.

Existe uma lenda que se você jogar a moeda uma vez, você irá voltar à Roma, se você jogar duas vezes você irá realizar um desejo com a sua amada e se jogar 3 vezes, um sonho impossível irá realizar. É claro que eu joguei 3 moedas.

 

6- Castelo São Angelo (Castel San Angelo)

10 Lugares Maravilhosos para se Visitar em Roma - Castelo Sao Angelo

Esse castelo chamou a minha atenção por ter aparecido no filme Anjos e Demônios. Existe uma lenda que no século 6, enquanto a doença de peste matava o povo romano, enquanto o Papa orava, o anjo Michael aparece e some com o peste do país.

Na ponte para o castelo, você irá ver os anjos segurando algo que representaria a função de cada um deles. Visite ao pôr do sol que a iluminação cuidará desse cenário inesquecível.

O horário de Funcionamento é das 9:00 até 19:30 e o preço para adultos custa 10 Euros.

 

7- Monte Palatino (Palatino)

Palatino é uma das sele colinas da Roma. Há uma lenda interessante sobre esse lugar, os irmãos gêmeos Romulus e Remus cresceram tomando leite de lobo e eles juntos fundaram Roma neste lugar.

A colina está localizada em cima do Fórum Roma e você consegue ver toda a paisagem. A sugestão é que você suba primeiro no Palatino para ver de cima e depois o Fórum Romano de perto. Já que o ingresso dá direto de acesso às 3 lugares, aproveite!

 

8- Fórum Romano (Foro Romano)

10 Lugares Maravilhosos para se Visitar em Roma - Palatino

Localizado no centro do Roma, Fórum romano é um dos pontos turísticos mais procurados por quem vai visitar Roma.

O Fórum é uma praça recheada de ruínas de várias construções da época do império romano. Entre as ruínas se encontram o Arco de Tito, o Templo de Saturno e a Basílica Giulia. O ingresso para o Fórum Romano é combinado com o do Monte Palatino e seus museus e o Coliseu.

 

9- Coliseu (Colosseo)

10 Lugares Maravilhosos para se Visitar em Roma - Coliseu

Coliseu já foi considerado uma das 7 maravilhas. É um anfiteatro construído no período da Roma Antiga e é localizado bem perto do Fórum romano.

Coliseu foi construído com uma capacidade de 50.000 pessoas. Ou seja, tamanho do Itaquerão. Imagine um estádio cheio assistindo os espetáculos da época da Roma Antiga.

Visite o Website Oficial para mais informações.

 

10- Circo Máximo

O Circo Máximo foi uma arena utilizada para corridas de bigas. Após uma restauração que levou aproximadamente sete anos (2009-2016), hoje é possível ver as ruínas dos seus tempos áureos.

Circo Máximo marcou profundamente o início da história de Roma. No século II a.C., tornou-se palco de grandes jogos, corridas de bigas e festivais. Tudo demonstrava a grande influência que o mundo grego estabelecia para outras civilizações naquele momento.

Se você assitiu o filme Ben Hur, é possível imaginar como o espaço foi usado. Ela fica localizada perto do Palatino e vale a pena dar uma caminhada no meio da arena.

 

11- Escadarias da Praça da Espanha

10 Lugares Maravilhosos para se Visitar em Roma - Praça da Espanha

A Praça da Espanha é uma das praças mais conhecidas de Roma. Seu nome foi dado por se localizar perto da embaixada espanhola desde o início do século XVII.

A praça é o ponto de encontro dos jovens. Os jovens se encontram na famosa escadaria de Trinitá dei Monti e no alto da escadaria você poderá ver a igreja de Tirinitá dei Monti.

Ao redor da praça, você achará buitiques mundiamente famosas como Fendi, Gucci e Valentinas.

 

12- Campo de Fiori

10 Lugares Maravilhosos para se Visitar em Roma - Campos de Fiori

Campo de Fiori é uma praça medieval localizada no centro histórico de Roma. A praça hospeda toda manhã um mercado de ar livre, com produtos locais, flores e iguarias. À noite os jovens se reúnem para beber nos bares que ficam ao redor da praça.

Campo de Fiori significa Campo de flores, um nome dado durante à Idade Média quando a praça ainda não existia. A área era subdesenvolvida por muitos séculos por estar perto do rio Tibre e estar propenso a inundações. Em 1946, o Papa Callixtus III iniciou o projeto de urbanizar a cidade e rapidamente atraiu os comerciantes e acabou virando o centro de comércio.

 

13- Vaticano

10 Lugares Maravilhosos para se Visitar em Roma - Vaticano

Por mais incrível que pareça, Vaticano é o menor país do mundo, mas com poder que ninguém pode desprezar. O Vaticano não impressiona somente no visual, mas também na emoção pelas histórias que ele tem.

Os museus dentro do vaticano são normalmente cheios, especialmente, aos sábados, domingos e feriados. Você deve respeitar o código de vestuário (regatas, saias curtas e shorts não são permitidos). Existem lugares que não é permitido tirar fotos como na Capela Sistina, onde fica a pinta famosa do Michelangelo.

O catedral São Pedro foi construída sobre o túmulo do São Pedro e você poderá experienciar as artes mais famosas do mundo. Não esqueça de contratar um guia experiente e programe um dia inteiro porque você não conseguirá sair no meio pela empolgação das histórias e experiências.

Entrada custa adultos: 16 euros e crianças de 6 a 18 anos: 8 Euros.