Bruxelas Main - Bruxelas

Sendo a maior área urbana da Bélgica, Bruxelas conta com lugares encantadoramente interessantes, capazes de deixar qualquer viagem mais especial e única. Isso pela diversidade de atrações que apresenta, desde bares e cafés, até museus e belíssimos patrimônios históricos.

Veja abaixo os 10 Lugares Incríveis para Visitar em Bruxelas, Bélgica:

1 – Parque do Cinquentenário

Parque cinquetenario - Bruxelas

Para quem busca cultura e beleza, o Parque do Cinquentenário, fica no leste de Bruxelas e conta com uma arquitetura que surpreende aos visitantes, além de contar com um jardim bem cuidado de uma beleza igualmente surpreendente a dos edifícios.

Encomendados pelo governo belga para a Exposição Nacional que ocorreu em 1880, a maioria dos edifícios constituem o complexo em forma de U. Nesse local, ocorrem diversas exposições nos museus que ocupam o local, como o Museu Real do Exército e da História Militar, Museu Autoworld e Museus reais de Arte e História de Bruxelas.

Além disso, os visitantes também podem encontrar jardins, cachoeiras e lagoas, incluindo o Les Arcades du Cinquantenaire, que foi erguido em 1905 e proporciona uma visão maravilhosa aos turistas e moradores.

Sua entrada custa 8 Euros.

Horários: de segunda à sexta, das 9h30 às 17h. Sábados e domingos, das 10h às 17h.

Fecha nas seguintes datas: 1/01, 1/05, 1/11, 11/11 e 25/12.

Eventos

[tribe_eventos view="list"]

 

2 – Serres Royales de Laeken

serres-royales-de-laeken- - Bruxelas

 

Para quem se interessa por locais com uma estrutura surpreendente e tranquilos, as Estufas Reais de Laeken é uma boa escolha. Trata-se de um complexo de estufas monumentais que encontram-se no parque do Castelo Real de Laeken, a principal residência dos reis da Bélgica.

Eles ficam abertos para o público durante certos períodos de abril e maio, apenas por duas a três semanas. Ano passado, por exemplo, foi do dia 14/04 ao 05/5. Construído a mando do rei Leopoldo II entre 1874 e 1895 por Alphonse Balat, as estufas se tornam uma das atrações mais populares de Bruxelas.

Aberto todos os dias, e a entrada para adultos é de 2,50 Euros, com entrada gratuita para menores de 18 anos.

 

3 – Mont des Arts

Mont des Arts - Bruxelas

Quem deseja contemplar a cidade de maneira panorâmica e ainda ter um passeio com a presença de um jardim muito bem cuidado, a região de Mont des Arts é uma ótima dica. A ideia, assim como outras deste artigo, foi o Rei Leopoldo II, que queria dedicar a criação desse local às artes.

O local também conta com diversos prédios e museus, entre eles o Musial Instruments Museum, Centre for Fine Arts, a Royal Library of Belgium e o Palais des Congrés. É bom separar um tempo relativamente grande para visitar os locais que mais te interessam, depende muito das suas preferências durante a visita.

Entrada gratuita todos os dias

 

4 – Atomium

Atomium - Bruxelas

 

 

 

Inaugurado em 1958 para a exposição mundial, o Atomium possui 103 metros de altura. Trata-se de um cristal de ferro ampliado 165 bilhões de vezes, tendo como resultado 9 esferas com 18 metros de diâmetro cada, ligadas por 20 tubos. É uma mistura de prédio com a escultura, ou seja, é possível subir por um elevador e ver tudo do alto do Atomium.

Não para por aí, do primeiro andar ao sexto, existem exposições permanentes e temporárias, sendo a principal permanente a que conta a história da construção do Atomium. Ele abre das 10h as 18h e o valor é de 11 euros, porém, estudantes pagam 8 euros.

Existem valores diferentes para cada categoria.

Adultos:12 Euros.

Estudantes, crianças entre 12 e 17 anos e maiores de 65 anos: 9 Euros.

Menores de 6 anos: entrada gratuita.

 

5 – Mini-Europa

Mini Europa - Bruxelas

 

O parque em miniatura fica dentro do Bruparck, ao lado do Atomium. A mini-europa conta com reproduções de monumentos da União Europeia, sendo em torno de 82 cidades turísticas europeias e 310 edifícios reproduzidos de forma detalhada com escala de 1 para 25.

O que mais surpreende os visitantes, é a semelhança das peças com as originais, apesar de pequenas, contam com uma riqueza impressionante de detalhes. Algumas das atrações são:

  • Linha férrea em torno do parque;
  • Muro de Berlim;
  • Gôndolas de Veneza;
  • Grand Place;
  • Plaza de Toros de Sevilla;
  • Torre Eiffel;
  • Portão de Brandenburgo;
  • El Escorial;
  • Basílica de Sacré Coeur;
  • Catedral de Santiago de Compostela;
  • Torre de Pisa;
  • Big Ben;
  • Arco do Triunfo

A entrada para o Mini Europa custas 15,50 euros para adultos.

Para crianças, tem um custo de 11,50 euros e menores de 12 anos ou com altura menor que 1m15cm a entrada é gratuita.

Existem preços combinados com a visitação do Atomium, portanto, verifique os preços no site oficial clicando aqui.

 

6 – Grand-Place

Grand Place - Bruxelas

A praça central de Bruxelas é a Grand-Place, mas é considerada muito mais que isso, muits pessoas apontam o local como o coração geográfico, histórico e comercial de Bruxelas. É onde localiza-se diversos edifícios, entre eles o Hotel de Ville, construído no ano de 1459, a Câmara Municipal que foi construída entre 1402 e 1459, e a Casa do Rei, que tem a construção datada em 1536, mas teve sua estrutura atual construída em estilo neogótico no ano de 1873.

O preço da entrada pode variar de 2,50 euros até 14,90 euros e varia por tempo e horários.

Para maiores informações consulte valores no local.

 

7 – Manneken Pis

manneken - bruxelas

Muitas pessoas podem achar a atração sem graça, por se tratar de uma fonte com um pequeno garoto. No entanto, existe todo um contexto por trás, afinal, não é a toa que Manneken Pis é considerado um ponto turístico tradicional. Considera-se um monumento que simboliza o espírito dos habitantes de Bruxelas, desafiador e rebelde.

A estátua original foi posta no alto da fonte no ano de 1619, os 58 centímentos de altura do Manneken Pis pode decepcionar alguns visitantes, especialmente por estar localizado ao lado da Grand Place e toda sua grandiosidade. No entanto, deve-se levar em conta que é um grande símbolo para o local e é extremamente tradicional. Em diversos períodos colocam roupas na escultura, já são em torno de 910 trajes já colocados, que ficam expostos no Museu da Cidade de Bruxelas.

A visitação é gratuita, porém, a fila de espera é longa.

 

8 – Coudenberg

Coundenberg - Bruxelas

Para quem gosta de história e passeios interessantes, visitar o que restou das fundações do antigo palácio de Coudenberg é uma boa pedida. Trata-se de um passeio pelo subterrâneo do palácio original, que foi destruído para que um novo ficasse em seu lugar. Por trás dessa história, tem detalhes interessantes, pois em 1731 um incêndio atingiu o local e destruiu o palácio original, mas apenas quarenta anos depois, suas ruínas foram derrubadas de vez e sepultadas.

O que realmente torna a visita fascinante, é toda a história e lembranças que este local guarda, afinal, apesar de pouca coisa ter se mantido de pé, ele foi construído entre os séculos XI e XII e abrigou diferentes famílias, entre elas os duques de Borgonha, Carlos V e os duques do Brabante.

De terça a sexta, as visitas podem ocorrer das 9h30 às 17h, já aos sábados e domingos, o horário de funcionamento é das 10h às 18h. Para adultos, o preço é de 6 euros, para a terceira idade e grupos com mais de 15 integrantes, o ingresso é de 5 euros. Já as pessoas de 18 a 25 anos e desempregados pagam 4 euros, enquanto menores de 18 anos podem entrar gratuitamente.

A visitação custa em torno de 7 euros por pessoa mas existem preços especiais para crianças e idosos que podem ser verificados no local.

Aberto de:

Terça a sexta: das 09:30 h às 17:00 h
Fim de semana + julho e agosto: 10,00 a 18,00

Fechado em:

1 de janeiro, 21 de julho e 25 de dezembro
Fechado às 16:00 h nos dias 24 e 31 de dezembro

A visita leva cerca de 1h a 1h30

 

9 – Instituto Real Belga de Ciências Naturais

Instituto real - Bruxelas

O Royan Belgian Institute of Natural Sciences, sem dúvidas, é um dos museus mais populares da Bélgica, proporcionando uma experiência interessante e interativa para os visitantes. O espaço é de fato grande, mas o que chama mesmo a atenção é a diversidade do local, onde inúmeros esqueletos de baleias, entre outros animais, como um mamute, estão expostos.

O local conta também com um salão dos dinossauros, uma seção voltada para os insetos onde é possível encontrar diversas espécies, uma coleção de pedras e minerais, entre muitos outros artefatos expostos no museu.

De terça a sexta, o Museu de Ciências Naturais funciona das 9h30 às 17h, já aos sábados e domingos o horário muda para das 10h às 18h. Quanto aos ingressos, o valor para adultos é de 9,50 euros, estudantes e idosos pagam 8,50, já a partir de 6 até 17 anos acompanhados de um adulto, pagam 7 euros. A entrada é gratuita para crianças de até 5 anos.

A visitação para adultos custa 7 euros.

Estudantes e maiores de 65 anos a entrada custa 6 euros.

Menores de 5 anos a entrada é gratuita.

 

10 – Galeries Royales Saint-Hubert

Galeria Real - Bruxelas

Está interessado em conhecer um lugar interessante para comprar, comer e ter mais conhecimento sobre Bruxelas? A opção de visitar Les Galeries Royales Saint-Hubert deve ser levada seriamente em consideração! Isso porque o local conta com belas vitrines, restaurantes, casas de chocolate e diversas lojas, além disso, a estrutura arquitetônica também é surpreendente.

Construída em 1847 em prol da classe alta, hoje em dia o local é acessível para todos, contando com três andares de colunata e mais de 50 comércios independentes. Ainda mais, na galeria existem dois teatros e um cinema, para quem não quiser fazer compras ou comer, também poder se divertir!

Visitação livre no local.